A suspensão da Operação Carro-Pipa deixou 52.372 moradores de 18 municípios no Piauí sem acesso à água potável. O serviço, que era a principal fonte de abastecimento em comunidades do semiárido afetadas pela seca, foi interrompido nessa segunda-feira (25/11) devido à falta de repasse de recursos federais.
A informação foi confirmada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e pelo Comando Militar do Nordeste, responsável pela execução do programa, que contratava os “pipeiros” — proprietários de caminhões-pipa responsáveis pelo transporte e distribuição de água.
Segundo nota do Escritório Nacional da Operação Carro-Pipa, com sede em Recife (PE), o motivo da paralisação foi a “falta de descentralização de recursos pelo governo federal”. O texto não detalha uma previsão para a retomada do abastecimento.
No Piauí, a suspensão afeta municípios que já enfrentam dificuldades hídricas devido à estiagem. Famílias que dependiam da distribuição de água realizada por caminhões-pipa agora precisam buscar alternativas locais, frequentemente insuficientes para atender à demanda.
Além do Piauí, a interrupção da operação atinge outros cinco estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, totalizando 344 municípios e mais de 1,25 milhão de pessoas sem o serviço.
PUBLICIDADES